segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Hierarquia da Igreja Católica

  • Youtube
  • Twitter
  • Facebook

LEIGOS - são os membros da IGREJA CATÓLICA que não são ordenados, isto é, que não receberam o SACRAMENTO da ORDEM. Os leigos compõem a maior parte da Igreja e têm a missão de testemunhar e difundir o EVÂNGELHO, bem como umaVOCAÇÃO própria a de procurar o REINO DE DEUS, iluminando e ordenando as realidades temporais segundo Deus, correspondendo assim ao chamamento à SANTIDADE e ao APOSTOLADO, dirigido a todos os BATIZADOS. Mas, mesmo que não sejam CLÉRIGOS, eles devem também participar das mais diversas formas no governo e administração das suas IGREJAS LOCAIS.

LEIGOS CONSAGRADOS - As PESSOAS CONSAGRADAS, que podem ser leigos ou clérigos, normalmente agrupam-se em ORDENS RELIGIOSAS , existindo porém aqueles que vivem isoladamente ou até em comunidade aberta, junto dos outros leigos não-consagrados. Eles decidiram tomar uma VIDA CONSAGRADA de modo especial a DEUS com a profissão dos CONSELHOS EVÂNGELICOS: CASTIDADE no CELIBATO, POBREZA e OBEDIENCIA ".

MINISTROS DA EUCARISTIA - Assim são chamadas as pessoas que são convidadas e  preparadas através de cursos para ajudar os sacerdotes. A função dos ministros é principalmente a de levar a Eucaristia aos enfermos e as pessoas que não tem condições de participar das celebrações da Santa Missa nas Paróquias. Também ajudam o sacerdote a distribuir a Sagrada Comunhão nas missas em que haja grande número de fiéis.

DIÁCONO PERMANENTE Diaconato é o primeiro grau do sacramento da ordem. Os outros dois são o presbiterado e o episcopado, portanto, diáconos, presbíteros e bispos compõem a hierarquia da Igreja. As mãos lhes são impostas para o ministério e não para o sacerdócio. Com a ordenação o diácono deixa sua condição de leigo e passa a fazer parte do clero. Esse sacramento imprime caráter, que o faz diácono por toda a eternidade. Não há como retroceder. 

PADRE (PÁROCO) É  o responsável por uma paróquia, esta por sua vez subordinada a uma diocese ou arquidiocese.

PADRE (VIGÁRIO) - É um responsável  por uma das subdivisões de uma paróquia, ou seja, presta contas ao pároco; 

VIGÁRIO EPISCOPAL -   É o sacerdote que, por delegação do bispo diocesano tem poder executivo ordinário sobre determinado território, campo de acção ou grupo de fiéis. Devem sê-lo o BISPO-COADJUTOR e o BISPO-AUXILIAR. Se não for bispo, a nomeação é por determinado prazo (476-481)

BISPOS -  são os sucessores dos apóstolos, recebendo com a ordenação episcopal a missão de santificar, ensinar e governar, a eles confiada no âmbito de uma circunscrição definida (DIOCESE E ARQUIDIOCESE). 
                                                 MAIS INFORMAÇÕES 

ABADES TERRITÓRIAIS


2 comentários: